O Quereres é um núcleo de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e que aglutina investigadores/as de diversas universidades brasileiras e do exterior.

Fundado em 2004, o Quereres tem uma trajetória de atuação que envolve a produção científica de seus membros, a promoção de eventos e publicações.

Richard Miskolci e Pedro Paulo Gomes Pereira são os responsáveis pelas atividades do núcleo. Os demais pesquisadores/as são parceiros em eventos e intercâmbios intelectuais.

O núcleo formou pessoal qualificado para instituições de ensino e pesquisa. Também coordenou cursos de aperfeiçoamento e ajudou a desenvolver uma perspectiva crítica de investigação sobre o tema das diferenças em suas interfaces com campos como o da saúde, direitos humanos e comunicação.